Gray Structure

MINDFULNESS CORPORATIVO

Atenção Plena para Empresas

MINDFULNESS CORPORATIVO

Desenvolvimento de cursos e treinamentos com base em Atenção Plena (Mindfulness e/ou Mindful Eating) destinados ao público geral e empresas (online e presencial).

Missão: Fazer com que o primeiro contato com a técnica de Atenção Plena seja positivo e encorajador. Despertar o interesse das pessoas apresentando os fundamentos do mindfulness com qualidade e clareza, mostrando que mudar é fácil quando se sabe como. 

Empresas e pessoas conscientes de si, dos outros e de suas conexões contribuem para um ambiente mais saudável e tranquilo, conquistando uma vida mais significativa e feliz.

O QUE É MINDFULNESS?

Mindfulness (ou Atenção Plena) é um estilo de vida (laico), um estado de presença constante com base em técnicas formais (meditações) e informais. É realizar todas as atividades com mais atenção ao momento presente, não é apenas meditação. É um treino da mente.


Foi introduzida por Jon Kabat-Zinn, em hospitais nos Estados Unidos, na década de 70, em pacientes com dores crônicas, que define: "Mindfulness significa prestar atenção de forma específica, com propósito, no momento presente, e sem julgamento”.

BENEFÍCIOS DOS CURSOS E TREINAMENTOS

Quanto melhor o seu colaborador se sentir no ambiente de trabalho, melhor será o clima organizacional.

   Reduz estresse e ansiedade

   Aumento de foco e criatividade

   Aumento da produtividade

   Inteligência emocional

   Melhora dos relacionamentos e trabalho em equipe

   Aumenta a tranqüilidade

   Melhora da qualidade do sono

   Autorregulação emocional

   Fortalecimento do sistema imunológico

   Melhora a escuta e comunicação

EMPRESAS QUE JÁ UTLIZAM MINDFULNESS

Em um mundo multitarefa, onde tudo é para ontem, como é possível reduzir o estresse no ambiente de trabalho e tornar sua equipe mais produtiva, saudável e principalmente feliz?

A prática de atenção plena faz com que desenvolvamos o espaço entre um impulso e a nossa reação. Quanto mais praticamos, mais temos consciência desse espaço e assim escolheremos o caminho mais positivo de nossas ações naquele momento, ou seja, tomando melhores decisões.

 

Mindfulness propõe incentivar os colaboradores a desligar a função multitarefa (e não ficar pensando no passado ou no futuro- ex: ficar se martirizando por algo que já aconteceu ou pensando no que tem que fazer quando chegar em casa-, pois isso gera depressão ou ansiedade). A intenção é se concentrar total e intencionalmente no presente. Embora não pareça a melhor estratégia para o ambiente corporativo, que visa prazos e resultados, muitas empresas têm obtido excelentes resultados com esta prática.

 

Os gestores que promovem práticas de Mindfulness auxiliam as pessoas a serem mais ativas e conduzem a sua atenção para a tarefa mais pertinente naquele momento. Ou seja, a prática aplicada dentro do ambiente corporativo propicia o aumento do foco e de produtividade. Mas não é só isso, ela também melhora o desenvolvimento mental, potencial e criativo do colaborador. Assim, a empresa vai desenvolver profissionais mais comprometidos com resultados.

Como transformar dispersão em produtividade através do Mindfulness

 

Ao longo do dia ficamos dispersos e a nossa mente procura fugas. O ser humano consegue manter o foco em uma atividade durante 40 minutos, após isso ele precisa de um tempo. Um estudo de Harvard, realizado em 2010, aponta que, de todo o tempo que permanecemos acordados, quase a metade dele (47%) é gasto com as distrações.

 

Pensando assim, é possível supor que um funcionário será mais produtivo se estiver com uma mente mais focada, certo? As empresas que pensam no futuro entendem a importância de valorizar o capital humano. Pois são os colaboradores os principais responsáveis pelo desempenho e pelos resultados da corporação.

 

O Google, por exemplo(além de outras grandes empresas como Ford, American Express, LinkedIn, IBM, etc), investe em programas de mindfulness (“Search Inside Yourself” aplicado desde 2007). Percebe-se que o retorno para a organização não é só rentável, mas principalmente engloba satisfação de quem trabalha lá. Isso melhora o bem estar na empresa e se reflete na produtividade. Quanto melhor o seu colaborador se sentir no ambiente de trabalho, melhor será o clima organizacional.

 

O treinamento melhora a qualidade do trabalho em equipe, a capacidade de tomar decisões, além de tirar o indivíduo do condicionamento automático e dos padrões mentais (cognitivos), influenciando na capacidade da atenção, o que faz com que o profissional esteja mais predisposto a tomar decisões assertivas e conscientes. E o melhor?  Pode ser realizada em qualquer lugar e em qualquer situação.

 

Pesquisas

 

Pesquisa conduzida pelo fundo de Investimentos Fidelity e pelo National Business Group on Health, dedicado a estudar a saúde nas empresas, descobriu que 22% das maiores companhias americanas têm programas de treinamento de Mindfulness e 21% pretendem instituí-los ao longo de 2017.

 

Existem diversas pesquisas neuro-científicas comprovando os benefícios da prática, tratando da neuroplasticidade. Harvard possui uma pesquisa que conclui que praticantes de meditação apresentaram aumento da densidade do hipocampo, área do cérebro relacionada à memória e aprendizado. Além da redução da atividade da amígdala cerebral, região associada ao estresse, ansiedade e comportamentos agressivos.

Quer implementar Mindfulness na sua empresa? Temos diversos formatos: palestras, workshops, sessões semanais, etc. Montaremos de acordo com os objetivos e necessidades da sua empresa. Clique aqui.

A FACILITADORA

Olá, o meu nome é Luiza Bittencourt. Sou ex-advogada, ex-estressada e ex-ansiosa. Tive diversos problemas de saúde desde muito nova por conta de estresse, ansiedade e autocobrança em excesso (enxaqueca, gastrite, crises de ansiedade, convulsões, insônia, imunidade baixíssima sempre...) e encontrei na prática de Mindfulness (Atenção Plena) um caminho leve e gostoso de cura. Curei as causas e não fiquei apenas tratando as conseqüências. Hoje, me livrei de todos os mil remédios que tomava, me trato melhor e o principal: sou FELIZ.

Hoje, sou instrutora sênior de Mindfulness, instrutora de Mindful Eating e trabalho ensinando essas ferramentas para crianças, adolescentes, adultos e para empresas no Brasil e fora. Além disso, tenho pós em Dirieto Processual Civil e MBA em Marketing.

 

Vivi bem esse ambiente corrido de escritórios e agência de comunicação e posso ajudar os seus colaboradores a terem mais qualidade de vida e bem-estar.

instagram (1).png

@MINDFULNESS.LUIZABITTENCOURT

linkedlin (2).png

LUIZA BITTENCOURT

  • YouTube

LUIZA BITTENCOURT

Capturar1.JPG

CONCEPT X | ANGOLA

Temos o cuidado de selecionar os melhores especialistas de cara área para compor nosso time. Com a Luiza, a experiência foi além da expectativa. É excelente profissional, comprometida com a entrega no mais alto nível de qualidade.

RH - GAFISA

Como profissional de Recursos Humanos, entendo que a prática proporciona ao time um momento no qual todos têm a oportunidade de olhar para si, deixar mesmo que por um curto período, os pensamentos que interferem o bem estar, a atenção, capacidade de criação dentre tantos outros aspectos que são fundamentais para a excelência do trabalho.O Mindfulness sem sobra de dúvidas,  nos permitiu desacelerar e tomarmos a consciência de que embora as entregas sejam imprescindíveis para o sucesso do negócio, se colocarmos a prática na nossa rotina, todos aumentarão a capacidade de realizar!

Coordenadora de RH de Médicos Sem Fronteiras Brasil

Poder contar com a colaboração da Luiza conversando com nossas equipes sobre atenção plena e qualidade de vida foi de grande valia, especialmente no momento delicado que estamos enfrentando. As dicas de Mindfulness foram muito bem recebidas pelos nossos colaboradores!

RH CORPORATIVO INVEPAR

Trabalhar com a Luiza foi muito inspirador desde o início. Sempre se mostrou parceria e disponível para entregar uma ação totalmente voltada para os nossos colaboradores. Fizemos 2 sessões ao vivo com prática e conteúdo de Mindfulness e depois os participantes puderam continuar a Jornada com as trocas nos grupos de Whatsapp. Os feedbacks tem sido bem positivos, pois a linguagem e exercícios utilizados são de fácil entendimento e inserção na rotina. Com certeza esta é uma parceria que está apoiando os colaboradores neste momento tão desafiador

 DEPOIMENTOS 

PARTICIPANTES  DA PALESTRA DI BLASI, PARENTE&ASSOCIADOS

A palestra me ajudou a entender a importância da consciência plena e, com as técnicas, poderei lidar melhor com o estresse e aproveitar melhor meu dia e o trabalho.

CAMPOS MELLO ADVOGADOS

Conhecemos a Luiza no comecinho de 2020 e a chamamos para uma palestra no CMA bem antes de sequer termos conhecimento de corona vírus e isolamento social. Havíamos acabado de começar um trabalho de Saúde e Qualidade de Vida no escritório com o objetivo de contribuir positivamente para o bem estar físico e mental de nossos integrantes.

Quando o isolamento social começou, aceleramos a implementação das nossas ações dado a necessidade pungente do momento e contratamos a Luiza para fazer uma prática semanal conosco. O sucesso foi tanto que dobramos e hoje temos 2 encontros semanais. Os feedbacks são os mais positivos possíveis: melhora na concentração, na produtividade, no alívio do estresse. As famílias fazem juntas e o benefício se estende a todo o corpo familiar de nossos integrantes. A Luiza é uma pessoa muito querida, que transmite muita segurança no que fala, nos faz refletir e a cada semana enriquece nossos encontros com práticas muito interessantes. Essa é uma parceria de sucesso e que vai longe!

Para que não conhece a Luiza e o seu trabalho, recomendo. Dificilmente você não sairá desse encontro impactada e querendo saber e aplicar mais dessa técnica na sua vida!

Contribuiu de forma significativa na apresentação de um método que foca na concentração total do presente e na saúde mental. O que nos permite decidir com mais precisão e eficiência a tarefa urgente e a tarefa importante, ainda mais em uma cultura que a multitarefa é predominante. E o mais importante, é a preocupação do escritório com o bem estar dos colaboradores, onde o investimento do capital humano, proporciona um ambiente saudável, inovador, com colaboradores engajados e consequentemente com resultados positivos.

FIQUE CONECTADO

Increva-se e fique por dentro das novidades do mundo Mindfulness

Inscreva-se!